Dioceses de Portugal: Diocese de Angra, Arquidiocese de Braga, Patriarcado de Lisboa, Diocese do Porto, Diocese do Algarve, Diocese de Coimbra (Portuguese Edition)

0 avg rating
( 0 ratings by GoodReads )
 
9781231453797: Dioceses de Portugal: Diocese de Angra, Arquidiocese de Braga, Patriarcado de Lisboa, Diocese do Porto, Diocese do Algarve, Diocese de Coimbra (Portuguese Edition)

Fonte: Wikipedia. Páginas: 28. Capítulos: Diocese de Angra, Arquidiocese de Braga, Patriarcado de Lisboa, Diocese do Porto, Diocese do Algarve, Diocese de Coimbra, Diocese de Lamego, Diocese de Portalegre-Castelo Branco, Diocese de Beja, Diocese de Viseu, Diocese de Vila Real, Diocese da Guarda, Diocese de Leiria-Fátima, Diocese do Funchal, Diocese de Aveiro, Diocese de Bragança-Miranda, Diocese de Setúbal, Diocese de Santarém, Manuel Pires de Azevedo Loureiro, Ordinariato Castrense de Portugal, Luís da Cunha de Abreu e Melo, Diocese de Viana do Castelo, Manuel de Sousa Carvalho, Diocese de Belali. Excerto: A Diocese de Angra, frequentemente referida incorretamente como Diocese de Angra e Ilhas dos Açores, foi criada pelo papa Paulo III através da bula Aequum reputamus, de 5 de Novembro de 1534. A diocese abrange todo o arquipélago dos Açores e tem a sua sede na cidade de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira. No que respeita à organização religiosa, os Açores, como as restantes terras do além-mar português, começaram por estar sujeitas à jurisdição espiritual da Ordem de Cristo, exercida pelo vigário nullius de Tomar, que mandava visitar as ilhas por representantes, os chamados bispos de anel. Ao ser criado o bispado do Funchal (1514), o arquipélago passou para a jurisdição deste. A pedido de D. João III de Portugal, o papa Clemente VII criou o bispado de São Miguel (1533), mas faleceu antes da bula respectiva ter sido expedida. No ano seguinte, o recém-eleito papa Paulo III pela bula Aequum reputamus erigiu o bispado de São Salvador do Mundo, dando-lhe por catedral a igreja do mesmo nome na cidade de Angra. A diocese de Angra ficou sé sufragânea do arcebispo do Funchal até 1550, data em que passou para a dependência da metrópole de Lisboa. Em 2007 esta Diocese contava com 231 mil católicos num total de 242 mil açorianos. Deste total cerca de 56% dos católicos são praticantes. Possui um total de 172 paróquias ou equiparadas com 134 sacerdotes diocesanos. Possui 9...

"synopsis" may belong to another edition of this title.

(No Available Copies)

Search Books:



Create a Want

If you know the book but cannot find it on AbeBooks, we can automatically search for it on your behalf as new inventory is added. If it is added to AbeBooks by one of our member booksellers, we will notify you!

Create a Want