Philipp Blom Ter E Manter

ISBN 13: 9788501066220

Ter E Manter

 
9788501066220: Ter E Manter
View all copies of this ISBN edition:
 
 

O que leva alguém a gastar dinheiro e tempo para adquirir selos, borboletas, bonecas antigas, livros raros, e colocá-los num álbum, numa vitrine, numa estante ou num armário? O que está por trás da necessidade de possuir e manter objetos? Por que não é suficiente admirá-los? Passatempo com contornos de obsessão, colecionar é um hobby que nos aponta, além de aspectos históricos, fenômenos existenciais e psicológicos. Colecionar pode ser uma luta contra o esquecimento ou a morte, assumindo características de uma tarefa bíblica, como a de Noé ao evitar o desaparecimento dos animais ou um complexo de Casanova, sempre fixado na próxima conquista? Freud - um grande colecionador - sondou esta compulsão investigando motivações para agrupar pedras, folhas ou conchinhas na infância e chegar às antiguidades e tesouros mantidos por reis e governos. Ter e manter explora a história das coleções desde os caçadores de relíquias medievais, das curiosidades de Sir Hans Sloane - embrião do Museu Britânico - aos aficionados pela memorabilia de celebridades do cinema e da música pop, e aborda o fascínio do kitsch. Assim, Phillip Blom revela uma paixão mais ligada às nossas necessidades primais do que supomos. O autor traça a história das coleções renascentistas, expõe universos múltiplos, repletos de excentricidades: os gabinetes científicos do século XV; as coleções de arte de Filipe II; os tesouros do imperador Rodolfo II, que atulhavam cômodos e demandavam a construção de palácios em Praga; Pedro, o Grande, da Rússia, que colecionava de tudo, incluindo dentes humanos; estrategistas como Napoleão Bonaparte, cujas conquistas capazes de abastecer museus parisienses evidenciam o impulso imperialista de construir acervos.
Este empreendimento, coroado pelos ingleses, sedimentou a cultura museológica européia e foi adaptado modernamente por magnatas americanos como John Peirpont Morgan, William Randolph Hearst (inspirador do filme Cidadão Kane), John D. Rockefeller e Paul Getty. T[...]

"synopsis" may belong to another edition of this title.

(No Available Copies)

Search Books:



Create a Want

If you know the book but cannot find it on AbeBooks, we can automatically search for it on your behalf as new inventory is added. If it is added to AbeBooks by one of our member booksellers, we will notify you!

Create a Want