A Reoperação do Texto (Em Portuguese do Brasil)

 
9788527309783: A Reoperação do Texto (Em Portuguese do Brasil)

Parcial é a modalidade crítica que Baudelaire considerava a única que verdadeiramente atraía o seu interesse, permitindo-lhe uma leitura quase "ao vivo" das obras e de seus criadores. E, dessa mesma abordagem, a presente reunião de ensaios de Haroldo de Campos constitui um relevante exemplo, não só por sua atualidade, como pela abertura interna que a própria coletânea oferece para abrigar outros escritos do autor, proporcionando uma medida da amplitude de seu universo de pensamento e fazimento poético, e confirmando, uma vez mais, o aforisma de Walter Benjamin, outra insigne expressão dessa linha de reflexão crítica, o qual declara: "Quem não é capaz de tomar partido, deve calar".
Haroldo de Campos reopera a sua seleção, pois, postumamente, com os trabalhos sobre o problema da ruptura dos gêneros na literatura latino-americana e Mallarmé no Brasil. Enfeixam-se, assim - com texto e história, os anagramas de Saussure, o barroco transtemporal, o teatro nô, a poesia italiana e, como figura de base, uma unidade tripartita: Hölderlin, Poe, Maiakóvski -, operadores, fundantes e/ou complementares, da moderna linguagem literária e da arte poética de nosso tempo.[...]

"synopsis" may belong to another edition of this title.

(No Available Copies)

Search Books:



Create a Want

If you know the book but cannot find it on AbeBooks, we can automatically search for it on your behalf as new inventory is added. If it is added to AbeBooks by one of our member booksellers, we will notify you!

Create a Want