Ensaio, Fragmento: 205 Apontamentos de Um Ano

 
9788573265774: Ensaio, Fragmento: 205 Apontamentos de Um Ano
View all copies of this ISBN edition:
 
 

Ensaio: porque ao pensador cabe tentar entender e fazer pensar. Fragmento: porque certos vícios da vida nacional são tão arraigados e conhecidos, que não precisam ser mais explicados, apenas lembrados, apontados. Ensaio, fragmento: porque a matéria do psicanalista é o choque entre vida interior e exterior, e seu instrumento é a palavra. Palavra que assume, aqui, a forma do sonho, do chiste, da provocação ou do lamento. Ou que se forja para dar forma de voo ao pensamento. "Menos não é mais. Nem menos."
O fragmento é uma cápsula crítica lançada ao leitor. Tem algo da sedução da esfinge, do poder de alusão da poesia e da decupagem do cinema. Pode alcançar a força do símbolo. É sempre um convite à reflexão. Mas nem só de fragmentos se faz este livro. Alguns dos temas aqui elencados assumem a forma de ensaios breves. Ensaios também fragmentados, cujas pontas soltas cabe ao leitor ir colhendo e tramando por sua própria conta e risco. Alguma coisa está fora da ordem. Mas, para bom entendedor, meia palavra basta.

"synopsis" may belong to another edition of this title.

(No Available Copies)

Search Books:



Create a Want

If you know the book but cannot find it on AbeBooks, we can automatically search for it on your behalf as new inventory is added. If it is added to AbeBooks by one of our member booksellers, we will notify you!

Create a Want