No dizer de Pessoa: [Alberto Caeiro] "nasceu em Lisboa mas viveu quase toda a sua vida no campo"; "morreram-lhe cedo o pai e a mãe" e, por isso "vivia com uma tia velha, tia-avó"; "não teve mais educação que quase nenhuma, só a instrução primária". E acrescenta, invejando-lhe seguramente a sorte de não ter sido obrigado, como ele, à escravatura de um ganhã-pão: "Deixou-se ficar em casa, vivendo de uns pequenos rendimentos". Aduante, comenta: "Pus em Caeiro todo o meu poder de despersonalização dramática."
Para entender a poesia de Alberto Caeiro, um dos heterônimos de Fernando Pessoa, impõe-se integrá-la no projeto pessoano do Neopaganismo Português e dos seus cultores: Ricardo Reis, o poeta, Alberto Caeiro, a sua consubstanciação, segundo declaração de Pessoa, e António Mora, o seu teórico em prosa (sociólogo e filósofo).
Os três "livros" de Caeiro, nesta obra considerados e assim por Pessoa chamados e previstos, dão notícia dessa vida sem acontecimentos, excepto a "doença" do espisódio amoroso: o segundo "livro", composto por nove poemas. Também o terceiro "livro", "Andaime - Poemas Inconjuntos", segue, como um diário, a evolução de uma doença, neste caso a tuberculose, que o vitimou.
O título Vida e obras nunca foi usado por nenhum editor.
"synopsis" may belong to another edition of this title.
Shipping:
US$ 10.79
From France to U.S.A.
Seller: Distribras, NESPOULS, France
Brochura. Condition: New. Usually dispatch in 5/6 days. Expedite shipment with DHL. Seller Inventory # 9788526023031
Quantity: 8 available
Seller: Livrux Americas, Sao Paulo, SP, Brazil
Paperback. Condition: New. Dust Jacket Condition: New. 1. Livro novo / New book. Seller Inventory # LXABE_9788526023031
Quantity: 2 available